• Gustavo

As 3 metodologias ágeis que são imprescindíveis para sua empresa

Uma metodologia ágil é dividida em ciclos curtos, e visa produzir entregas mais rápidas, eficientes e frequentes. Por ser dividida em ciclos curtos, torna o projeto mais adaptável à mudanças, o que representa uma grande vantagem quando se fala de tempo e recursos. Para isso, uma metodologia ágil é composta por 4 pilares: comunicação, praticidade, alinhamento de expectativas e adaptabilidade e flexibilidade!


#1 - KANBAN

Criada na década de 40 na Toyota, é considerada a metodologia ágil mais simples. O kanban é dividido em 3 colunas: para fazer, fazendo e concluído. Além de tornar as tarefas mais visuais, possibilita a criação de novas colunas conforme as necessidades da empresa!

Algumas vantagens de usar essa metodologia é que ajuda a mensurar a produtividade, evita a procrastinação e é prático e fácil de ser implementado.



#2 - META SMART

É uma metodologia prática para projetos que ajuda você definir expectativas objetivas para aumentar as chances de alcançar o sucesso. A definição de objetivos segue 5 princípios do nome SMART:

  1. Specific: específico e claro.

  2. Measurable: mensurável. Priorize objetivos numéricos!

  3. Attainable: objetivos desafiadores e alcançáveis, levando-se em conta o tempo e as condições atuais.

  4. Relevant: não adianta bater uma meta que não gere impacto.

  5. Time related: com um prazo máximo, é possível evitar procrastinação.

Essas metas tornam as prioridades mais nítidas, e assim, é possível focar no que realmente importa durante um projeto ou processo!



#3 - SCRUM

Nessa metodologia o projeto é dividido em pequenos ciclos de atividades e ocorrem reuniões diárias para alinhar o que está sendo feito. Os ciclos são denominados "sprints" , e consistem em planejar, listar, priorizar, executar e apresentar! Ela é uma metodologia mais complexa que as outras, e nela a equipe é dividida em Product Owner (decide o que será feito), Scrum master (ajuda a equipe a resolver problemas) e Time (responsáveis pela construção do projeto).

Representação da fase de "sprint"

E aí, já conhecia essas metodologias? Conte para nós!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Customer Success: sua empresa tem foco no cliente?

Um dos maiores erros cometidos na hora de lidar com o cliente é vender apenas por vender, deixando de lado a experiência do cliente. O Customer Success é uma estratégia que visa manter os clientes por