Uma metodologia ágil é dividida em ciclos curtos, e visa produzir entregas mais rápidas, eficientes e frequentes. Por ser dividida em ciclos curtos, torna o projeto mais adaptável à mudanças, o que representa uma grande vantagem quando se fala de tempo e recursos. Para isso, uma metodologia ágil é composta por 4 pilares: comunicação, praticidade, alinhamento de expectativas e adaptabilidade e flexibilidade!
#1 - KANBAN
Criada na década de 40 na Toyota, é considerada a metodologia ágil mais simples. O kanban é dividido em 3 colunas: para fazer, fazendo e concluído. Além de tornar as tarefas mais visuais, possibilita a criação de novas colunas conforme as necessidades da empresa!
Algumas vantagens de usar essa metodologia é que ajuda a mensurar a produtividade, evita a procrastinação e é prático e fácil de ser implementado.
#2 - META SMART
É uma metodologia prática para projetos que ajuda você definir expectativas objetivas para aumentar as chances de alcançar o sucesso. A definição de objetivos segue 5 princípios do nome SMART:
Specific: específico e claro.
Measurable: mensurável. Priorize objetivos numéricos!
Attainable: objetivos desafiadores e alcançáveis, levando-se em conta o tempo e as condições atuais.
Relevant: não adianta bater uma meta que não gere impacto.
Time related: com um prazo máximo, é possível evitar procrastinação.
Essas metas tornam as prioridades mais nítidas, e assim, é possível focar no que realmente importa durante um projeto ou processo!
#3 - SCRUM
Nessa metodologia o projeto é dividido em pequenos ciclos de atividades e ocorrem reuniões diárias para alinhar o que está sendo feito. Os ciclos são denominados "sprints" , e consistem em planejar, listar, priorizar, executar e apresentar! Ela é uma metodologia mais complexa que as outras, e nela a equipe é dividida em Product Owner (decide o que será feito), Scrum master (ajuda a equipe a resolver problemas) e Time (responsáveis pela construção do projeto).
E aí, já conhecia essas metodologias? Conte para nós!
Comments