top of page
  • Foto do escritorGustavo

Cultura organizacional - Você sabe qual rege sua empresa?

Kim Cameron foi professor na Universidade de Michigan, e ministrava aulas de gestão e

organizações para o curso administração. De acordo com ele, quase 90% das organizações pelo mundo podem ser categorizadas tendo um ou mais desses tipos de cultura. Confira abaixo quais são essas culturas!


#1 Clã

Esse tipo de cultura apresenta um grande foco no trabalho em equipe e nas pessoas, proporcionando maior liberdade para os membros fazerem as atividades do cotidiano. É como se fosse uma extensão da família, sendo composta por membros que apresentam um objetivo em comum. Como nesse tipo de organização as pessoas vem em primeiro lugar, tomar decisões difíceis pode ser complicado, já que os sentimentos são prioridade.


#2 Adhocracia

Presente principalmente em indústrias de tecnologia, esse tipo de cultura foca muito na criatividade e criação de novas ideias, visto que nesse ambiente é necessário inovar constantemente para se destacar dos concorrentes. Pode promover a competição excessiva entre os membros, uma vez que as coisas acontecem em um ritmo acelerado e chega em um ponto onde é difícil inovar.


#3 Mercado

É extremamente focada no desempenho financeiro da empresa e seu sucesso é medido por meio de dados e métricas. Resultados aqui são altamente exigidos, sendo o principal foco, portanto os membros da organização que apresentam essa cultura o são pressionados a atingirem os objetivos constantemente, o que gera um ambiente competitivo e possivelmente tóxico.

#4 Hierarquia

É extremamente baseada na burocracia, já que sua estrutura é voltada para o controle, e seu foco é em realizar os processos corretamente. A tomada de decisões muitas vezes é lenta, já que só as pessoas que estão acima (chefes) acabam sendo responsáveis por isso. Nesse tipo de cultura, a maior cobrança ocorre pelo cumprimento adequado dos processos, até mais do que os resultados em si.


- Mas lembre-se, não existe nenhum tipo de cultura que seja melhor que o outro! O que acontece na prática é uma mistura entre esses 4 tipos, já que é difícil uma organização ser exclusivamente um.


Ficou curioso para saber em qual sua empresa se encaixa? O Ocai é um teste que pode ajudar! Ele é um instrumento que avalia a estrutura organizacional das empresas, baseado nesses 4 tipos de cultura. Link: https://www.ocai-online.com/products/ocai-one



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Customer Success: sua empresa tem foco no cliente?

Um dos maiores erros cometidos na hora de lidar com o cliente é vender apenas por vender, deixando de lado a experiência do cliente. O Customer Success é uma estratégia que visa manter os clientes por

bottom of page